Consultoria e Assessoria

As maiores empresas do mundo mantêm consultores e assessores em áreas específicas, permanentemente. Os consultores externos oferecem vantagens significativas às empresas:

  • Enxergam os problemas de pontos de vistas diferentes;
  • Trazem conhecimentos e experiências adquiridos externamente, ‘oxigenando’ o capital intelectual;
  • São imparciais na apresentação de soluções, pois não possuem vínculos internos;
  • São comprometidos com os resultados, pois o negócio “consultoria” depende, essencialmente, de casos de sucesso;
  • Oferecem know-how como especialistas em suas áreas de atuação;
  • Mantêm ampla rede de relacionamentos fora da empresa, capaz de ajudar na superação dos mais diversos desafios;
  • Podem atuar com cargas horárias adaptáveis aos diferentes portes de empresa.

Se você deseja receber um contato da UNICO para avaliar a necessidade de serviços de consultoria ou assessoria, CLIQUE AQUI!

Os trabalhos de consultoria e assessoria são recomendados quando a empresa percebe a necessidade de melhorar sua performance e não consegue fazê-lo sem apoio. Se a empresa está consciente de que há problemas, mas não conseguiu solucioná-los após algumas tentativas, a ajuda de um consultor externo pode ser bem vinda.

Problemas comuns das empresas que contratam serviços de consultoria:

  • Dificuldades para manter boas margens de lucro;
  • Falta de informações sobre o mercado para tomadas de decisão;
  • Falta de informações sobre a concorrência;
  • Dificuldades para formar preços;
  • Falta de competência ou baixa motivação das equipes;
  • Falhas na captação de novos clientes ou na retenção de clientes;
  • Índice de não conformidades acima do esperado, dentre outros;

Na maioria das vezes, os trabalhos de consultoria são precificados por hora trabalhada. A forma de cobrança pode se dar por valor fixo mensal, por projeto (empreitada), ou por hora realizada. Mas a base de cálculo é, quase sempre, a chamada “hht – homem hora trabalhada”.

Se você deseja receber um contato da UNICO para avaliar a necessidade de serviços de consultoria ou assessoria, CLIQUE AQUI!

Os termos consultoria e assessoria têm significados diferentes. A consultoria é um processo sistematizado que visa a um determinado resultado quando da sua conclusão. Por isso, os trabalhos de consultoria são chamados de processo; costumam ter data de conclusão definida e, quase sempre, se baseiam no famoso ciclo PDCA (Planejar, Realizar, Medir e Corrigir). A assessoria, por sua vez, não segue um processo rígido. Pode ser realizada pelo mesmo profissional consultor, mas consiste numa ajuda não estruturada para a solução de problemas diversos, podendo não ter um prazo definido para a conclusão.

Para Rebouças (2003), “consultoria é um processo interativo de um agente de mudanças, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação“. Para este mesmo autor, a “assessoria empresarial é uma atividade sistemática de auxílio à empresa-cliente ou ao responsável de uma unidade organizacional, em assuntos gerais ou específicos (jurídicos, comunicação, etc). Trata-se de debate e aconselhamento em assuntos gerais ou específicos, com abordagem mais ampla que na consultoria“.

Se você deseja receber um contato da UNICO para avaliar a necessidade de serviços de consultoria ou assessoria, CLIQUE AQUI!

Artigos Recentes
Categorias
Acervo
 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X